Aeronaves

Histórico

O projeto do Bandeirante EMB 110 iniciou antes mesmo da criação da Embraer, quando em 1965, o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) - órgão do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) - relançou um antigo projeto de aeronave, chamada então de IPD-6504 (por ser o quarto modelo projetado no ano de 1965), sob as especificações de um pedido do Ministério da Aeronáutica. Em 25 de junho de 1965, o desenvolvimento do projeto foi autorizado pelo governo de Castelo Branco.

O Coronel Paulo Victor, então diretor do CTA, foi quem deu o novo nome à aeronave IPD-6504: “Bandeirante”. Havia uma carga simbólica na expressão, que remetia à idéia dos bandeirantes como pioneiros construtores da integração nacional.

Entre projetar e fabricar o protótipo de um avião levava-se aproximadamente cinco anos e muitos recursos, considerando-se a conjuntura econômica restritiva e a política que o Brasil vivia em meados da década de 1960. Apesar disso, o primeiro protótipo do Bandeirante foi construído em três anos e quatro meses após a aprovação de seu projeto. Em 22 de outubro de 1968 foi realizado o seu primeiro voo de teste.

Em 19 de agosto de 1969 foi criada a Embraer, destinada inicialmente à fabricação seriada do avião Bandeirante, designado então como EMB 100. Em 02 de janeiro de 1970, a Embraer começou a funcionar, e pôde assumir a produção da aeronave. Apesar do bom desempenho do avião, algumas modificações foram propostas, e sua versão final, chamada de EMB 110 Bandeirante, era maior - com 12 lugares na versão militar - e possuía alguns avanços técnicos em relação aos primeiros protótipos. Com os ajustes necessários, a fabricação seriada iniciou em 1971.

Em 1977, a Embraer apresentou uma nova versão da aeronave, o EMB 111, conhecido no Brasil como “Bandeirulha”, versão adaptada do Bandeirante para desenvolver missões de esclarecimento marítimo, busca e salvamento. Foi projetado para suprir uma necessidade da Força Aérea Brasileira (FAB), que procurava substituir os antigos Neptune P-15.

A primeira entrega desta versão foi para a Marinha do Chile, em 1977. A FAB recebeu suas unidades em 11 de abril de 1978, na Base Aérea de Salvador. No mesmo ano, foi apresentado publicamente durante a Farnoborough Aerospace Show, uma das mais importantes feiras expositivas de aviação do mundo, realizada na Inglaterra.

A versão possui calibragem de auxílios à navegação, com capacidade para até cinco passageiros – dois pilotos, um operador de radar e dois observadores. Equipado com dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-34, de 750 SHP, pode atingir a velocidade de cruzeiro de 385 km/h. Seu tanque de combustível tem maior capacidade do que o Bandeirante convencional, e por isso, possui maior autonomia de voo.

O nariz do Bandeirante foi modificado, coberto pelo radome de fibra de vidro que protege a antena de seu radar AN/APS – 128, para vigilância costeira, busca, salvamento, navegação, e apoio na elaboração de carta meteorológica. O radar é capaz de detectar um alvo de 150 m² a cerca de 100 quilômetros de distância, mesmo em mares agitados. Estas características foram essenciais para uma das primeiras missões do Bandeirulha na FAB: descobrir barcos pesqueiros clandestinos nas linhas de cardume da costa norte do Brasil. Para as buscas noturnas, o Bandeirulha possui ainda um potente farol na asa direita.

Na época de seu lançamento, o grande diferencial eram os equipamentos eletrônicos, que possibilitavam assumir o comando automático, além de outras vantagens que nenhum outro avião similar de sua categoria possuía.​

​​

Ficha Técnica

  • Nome do Produto:Bandeirante Patrulha
  • Código da Embraer:EMB 111
  • Nicho de Mercado:Mercado de Defesa
  • Início de Projeto:1/6/1973
  • Lançamento: 
  • Primeira Venda: 
  • 1º Voo:1/8/1977
  • Certificações: 
  • Rollout:30/6/1977
  • 1ª Entrega:FAB: 1977
  • 1º Cliente: 
  • Outros clientes:Marinha do Chile: 1978
  • Outras referências:O Bandeirante Patrulha foi apelidado pela FAB como “Bandeirulha”
  • Evolução: 
  • Final de Produção: 

Três Vistas

emb111_bandeirante_patrullha.gif

Especificações

DIMENSÕES
Comprimento 14.91 m 48.9 pés
Altura 4.83 m 15.8 pés
Envergadura 15.95 m 52.3 pés
PERFORMANCE
Velocidade Max. de Cruzeiro 393 km/h 727 kt
Alcance    
Distância de Decolagem ( peso max., mível do mar, ISA )    
Distancia de Pouso ( nível do mar, ISA )    
Grupo Motopropulsor Pratt & Whitney PT6A-34 com 750 hp Pratt & Whitney PT6A-34 with 750 hp
Capacidade de tanque de produtos (hooper)