Aeronaves

Histórico

O Carioca, um monomotor de asa baixa, podia decolar e pousar em pistas curtas, e até mesmo em campos não pavimentados. Era equipado com motor Lycoming de potência de 235 HP e com trem de pouso fixo, triciclo, além de possuir um sistema especial de ventilação e baixo nível de ruído na cabine, garantindo conforto para os passageiros. Fácil de ser pilotado, era usado como pequeno táxi-aéreo. O EMB 710 apresentava baixo consumo de combustível (percorria cerca de 6 quilômetros por litro de combustível), e um total de 288 unidades foram fabricadas, sendo as quatro últimas entregues em 1983.

Em 1975, um EMB 710 Carioca, de prefixo PT-NAX, foi sorteado durante a solenidade que marcou o lançamento da linha Piper pela Embraer, tendo como ganhador o Aeroclube de Bragança Paulista, que concorreu com outros 36 aeroclubes. Para o sorteio, observou-se como critério a atuação da organização em sua área de jurisdição e o cumprimento das leis que regem a aviação civil no Brasil.

Parceria Embraer Piper

Com apenas cinco anos de existência, em 1974 a Embraer já era considerada uma sólida empresa. Com 3.000 funcionários, tinha três aviões de sucesso no mercado: o Bandeirante, para aviação civil, o Xavante, para fins militares, e o Ipanema, de uso agrícola. Mas havia outros mercados a serem conquistados: em 1973, o Brasil ocupava o primeiro lugar no hemisfério sul entre os importadores de aviões leves, pequenos monomotores ou bimotores de até dez lugares, muito requisitados por empresas brasileiras para as viagens de seus executivos, sobretudo os fabricados pela empresa norte-americana Piper Aircraft Corporation. A previsão era de que, até 1978, o mercado brasileiro absorvesse cerca de 3 mil aviões leves. Para a Embraer desenvolver aviões similares, levaria em torno de três a cinco anos, levando em consideração os estudos para concepção, projeto, fabricação, etc., que demandavam recursos não disponíveis. Como forma de contornar a questão, a Embraer entrou em negociação com a Piper para produzir algumas de suas aeronaves sob licença no Brasil.

Durante as comemorações do quinto aniversário da Embraer, a empresa assinou um contrato de cooperação com a Piper nas áreas de desenvolvimento, produção e comercialização de seus aviões leves. Logo após a formalização do acordo, o governo brasileiro elevou as tarifas alfandegárias para aeronaves leves estrangeiras de 7% para 50%.

Inicialmente, a Embraer fabricaria apenas dois aviões: os bimotores EMB 820 Navajo (Piper Navajo Chifetais) e EMB 810 Seneca (Piper Seneca III). No entanto, já em 1974, a fabricação do monomotor EMB 720 Minuano (Cherokee Six) também foi incorporada na linha de produção da Embraer. No mesmo ano, a Empresa contratou a Neiva para produzir as aeronaves EMB 710 Carioca (Cherokee 235 Pathfinder) e EMB 711 Corisco (Cherokee Arrow II), todos da Piper.

A apresentação oficial destas cinco aeronaves ocorreu em 17 de junho de 1975, mas não parou por aí. No período de 1976 a 1984, foram lançadas mais três aeronaves leves: Tupi (Piper Archer II), Sertanejo (Cherokee Lance) e Carajá, sendo esta última uma versão atualizada do Navajo, totalizando oito aeronaves leves.

Em 1978, a Embraer passou a produzir localmente os aviões, com peças e componentes produzidos no Brasil, com exceção de alguns poucos itens, e em 1984, toda produção da linha de aviões leves da Embraer foi transferida para a Neiva, em Botucatu, no estado de São Paulo.

A produção de aeronaves leves superou as expectativas, pois, no total, 2.326 aeronaves Piper foram entregues entre 1975 e 2000.​

Ficha Técnica

  • Nome do Produto: Carioca
  • Código da Embraer:EMB 710
  • Nicho de Mercado:Aviação Leve
  • Início de Projeto:1974
  • Lançamento:17 de Junho de 1975
  • Primeira Venda:1975
  • 1º Voo: 
  • Certificações: 
  • Rollout: 
  • 1ª Entrega: 
  • 1º Cliente: 
  • Outros clientes:
  • Outras referências:
  • Evolução: 
  • Final de Produção:1983

Três Vistas

emb710_carioca.jpg

Especificações

DIMENSÕES
Comprimento 7,34 m 24,08 ft
Altura 2,27 m 7,44 ft
Envergadura 9,80 m 32,15 ft
PERFORMANCE
Velocidade Max. de Cruzeiro 225,94 km/h 122 kt
Alcance 1222,32 km 660 mn
Distância de Decolagem ( peso max., mível do mar, ISA ) 310 m 1020 ft
Distancia de Pouso ( nível do mar, ISA ) 463 m 1520 ft
Grupo Motopropulsor 1 Motor Lycoming 235 HP 1 Motor Lycoming 235 HP
Capacidade de tanque de produtos (hooper)