Aeronaves

Histórico

O EMB 712 Tupi era o nome brasileiro do Archer II da Piper, e foi produzido pela Embraer sob licença da fabricante norte-americana.

Lançado em 1979 no Brasil, em 1980 era considerado o mais barato e simples avião de turismo do país, além de ser econômico e apresentar alto nível de segurança, o que proporcionou grande aceitação entre os aeroclubes e o mercado nacional (145 unidades foram fabricadas). Seu peso possibilitava realizar manobras semi-acrobáticas como o oito preguiçoso, wing-over e chandele, mas era limitado como avião de treinamento, pois não era homologado para realizar manobras parafuso. No entanto, era um avião de turismo muito satisfatório, com sua confortável cabine de comando duplo com quatro lugares.

Sua fuselagem era do tipo monocoque, com estrutura primária de liga de alumínio. Equipado com asa semi-afilada, o monomotor EMB 712 Tupi podia atingir a velocidade de 207 km/h com seu motor Lycoming de 180 HP. Econômico, consumia apenas 1 litro de gasolina por cada 8 quilômetros voados.

Parceria Embraer Piper

Com apenas cinco anos de existência, em 1974 a Embraer já era considerada uma sólida empresa. Com 3.000 funcionários, tinha três aviões de sucesso no mercado: o Bandeirante, para aviação civil, o Xavante, para fins militares, e o Ipanema, de uso agrícola. Mas havia outros mercados a serem conquistados: em 1973, o Brasil ocupava o primeiro lugar no hemisfério sul entre os importadores de aviões leves, pequenos monomotores ou bimotores de até dez lugares, muito requisitados por empresas brasileiras para as viagens de seus executivos, sobretudo os fabricados pela empresa norte-americana Piper Aircraft Corporation. A previsão era de que, até 1978, o mercado brasileiro absorvesse cerca de 3 mil aviões leves. Para a Embraer desenvolver aviões similares, levaria em torno de três a cinco anos, levando em consideração os estudos para concepção, projeto, fabricação, etc., que demandavam recursos não disponíveis. Como forma de contornar a questão, a Embraer entrou em negociação com a Piper para produzir algumas de suas aeronaves sob licença no Brasil.

Durante as comemorações do quinto aniversário da Embraer, a empresa assinou um contrato de cooperação com a Piper nas áreas de desenvolvimento, produção e comercialização de seus aviões leves. Logo após a formalização do acordo, o governo brasileiro elevou as tarifas alfandegárias para aeronaves leves estrangeiras de 7% para 50%.

Inicialmente, a Embraer fabricaria apenas dois aviões: os bimotores EMB 820 Navajo (Piper Navajo Chifetais) e EMB 810 Seneca (Piper Seneca III). No entanto, já em 1974, a fabricação do monomotor EMB 720 Minuano (Cherokee Six) também foi incorporada na linha de produção da Embraer. No mesmo ano, a Empresa contratou a Neiva para produzir as aeronaves EMB 710 Carioca (Cherokee 235 Pathfinder) e EMB 711 Corisco (Cherokee Arrow II), todos da Piper.

A apresentação oficial das cinco aeronaves ocorreu em 17 de junho de 1975, e contou com o sorteio de um EMB 710 Carioca entre os aeroclubes brasileiros, que visava prestigiar a atividade destes grupos. O ganhador foi o Aeroclube de Bragança Paulista. No período de 1976 a 1984, foram lançadas mais três aeronaves leves: Tupi (Piper Archer II), Sertanejo (Cherokee Lance) e Carajá, sendo esta última uma versão atualizada do Navajo, totalizando oito aeronaves leves.

Em 1978, a Embraer passou a produzir localmente os aviões, com peças e componentes produzidos no Brasil, com exceção de alguns poucos itens, e em 1984, toda produção da linha de aviões leves da Embraer foi transferida para a Neiva, em Botucatu, no estado de São Paulo.

A produção de aeronaves leves superou as expectativas, pois, no total, 2.326 aeronaves Piper foram entregues entre 1975 e 2000.

Ficha Técnica

  • Nome do Produto:Tupi
  • Código da Embraer:EMB 712
  • Nicho de Mercado:Aviação Leve
  • Início de Projeto:1979
  • Lançamento:1979
  • Primeira Venda:1979
  • 1º Voo: 
  • Certificações: 
  • Rollout: 
  • 1ª Entrega:1979
  • 1º Cliente: 
  • Outros clientes:
  • Outras referências:
  • Evolução: 
  • Final de Produção:1992

Três Vistas

emb712_tupi.jpg

Especificações

DIMENSÕES
Comprimento 7,50 m 24,60 ft
Altura 2,43 m 7,97ft
Envergadura 9,82 m 32,21ft
PERFORMANCE
Velocidade Max. de Cruzeiro 207 km/h 112 kt
Alcance 990 km 535 mn
Distância de Decolagem ( peso max., mível do mar, ISA ) 335 m 1100 ft
Distancia de Pouso ( nível do mar, ISA ) 256 m 840 ft
Grupo Motopropulsor 1 Motor Lycoming 180 HP 1 Motor Lycoming 180 HP
Capacidade de tanque de produtos (hooper)