Aeronaves

Histórico

O Navajo foi lançado em junho de 1975 e voou pela primeira vez em dezembro do mesmo ano. No entanto, o seu sucesso teve início antes mesmo do lançamento, quando em setembro de 1974 a Embraer recebeu uma carta de intenção de compra de 4 aeronaves pela empresa Alpha Táxi Aéreo LTDA. Em 1976 teve início sua comercialização pela empresa JP Martins S/A, que na época era a revendedora exclusiva da Linha Piper.

O centésimo EMB 820 NAVAJO a deixar a linha de produção da Embraer foi entregue em novembro de 1979 ao piloto internacional Emerson Fittipaldi. Esta aeronave foi usada por Fittipaldi em suas viagens durante o Campeonato Mundial de Fórmula I e nos negócios que sua firma mantinha no Brasil.

Robusto, rápido, confortável e já conhecido no mercado brasileiro, o bimotor Navajo transportava até 10 passageiros, mas também podia ser adaptado como avião executivo ou para transporte de cargas com limite de uma tonelada.

Era equipado com dois motores Lycoming, de 350 HP, de turboalimentação e com injeção direta de combustível, garantindo baixo custo operacional e bom desempenho em altitudes intermediárias. As hélices eram Hartzell, de velocidade constante e contra rotativas.

Parceria Embraer Piper

Com apenas cinco anos de existência, em 1974 a Embraer já era considerada uma sólida empresa. Com 3.000 funcionários, tinha três aviões de sucesso no mercado: o Bandeirante, para aviação civil, o Xavante, para fins militares, e o Ipanema, de uso agrícola. Mas havia outros mercados a serem conquistados: em 1973, o Brasil ocupava o primeiro lugar no hemisfério sul entre os importadores de aviões leves, pequenos monomotores ou bimotores de até dez lugares, muito requisitados por empresas brasileiras para as viagens de seus executivos, sobretudo os fabricados pela empresa norte-americana Piper Aircraft Corporation. A previsão era de que, até 1978, o mercado brasileiro absorvesse cerca de 3 mil aviões leves. Para a Embraer desenvolver aviões similares, levaria em torno de três a cinco anos, levando em consideração os estudos para concepção, projeto, fabricação, etc., que demandavam recursos não disponíveis. Como forma de contornar a questão, a Embraer entrou em negociação com a Piper para produzir algumas de suas aeronaves sob licença no Brasil.

Durante as comemorações do quinto aniversário da Embraer, a empresa assinou um contrato de cooperação com a Piper nas áreas de desenvolvimento, produção e comercialização de seus aviões leves. Logo após a formalização do acordo, o governo brasileiro elevou as tarifas alfandegárias para aeronaves leves estrangeiras de 7% para 50%.

Inicialmente, a Embraer fabricaria apenas dois aviões: os bimotores EMB 820 Navajo (Piper Navajo Chifetais) e EMB 810 Seneca (Piper Seneca III). No entanto, já em 1974, a fabricação do monomotor EMB 720 Minuano (Cherokee Six) também foi incorporada na linha de produção da Embraer. No mesmo ano, a Empresa contratou a Neiva para produzir as aeronaves EMB 710 Carioca (Cherokee 235 Pathfinder) e EMB 711 Corisco (Cherokee Arrow II), todos da Piper.

A apresentação oficial das cinco aeronaves ocorreu em 17 de junho de 1975, e contou com o sorteio de um EMB 710 Carioca entre os aeroclubes brasileiros, que visava prestigiar a atividade destes grupos. O ganhador foi o Aeroclube de Bragança Paulista. No período de 1976 a 1984, foram lançadas mais três aeronaves leves: Tupi (Piper Archer II), Sertanejo (Cherokee Lance) e Carajá, sendo esta última uma versão atualizada do Navajo, totalizando oito aeronaves leves.

Em 1978, a Embraer passou a produzir localmente os aviões, com peças e componentes produzidos no Brasil, com exceção de alguns poucos itens, e em 1984, toda produção da linha de aviões leves da Embraer foi transferida para a Neiva, em Botucatu, no estado de São Paulo.

A produção de aeronaves leves superou as expectativas, pois, no total, 2.326 aeronaves Piper foram entregues entre 1975 e 2000.​

Ficha Técnica

  • Nome do Produto:Navajo
  • Código da Embraer:EMB 820
  • Nicho de Mercado:Aviação Leve
  • Início de Projeto:1974
  • Lançamento:17 de Junho de 1975
  • Primeira Venda:1976
  • 1º Voo:31 de Dezembro de 1975
  • Certificações: 
  • Rollout: 
  • 1ª Entrega: 
  • 1º Cliente: 
  • Outros clientes:
  • Outras referências:
  • Evolução: 
  • Final de Produção:1983

Três Vistas

emb820_navajo.jpg

Especificações

DIMENSÕES
Comprimento 10,55 m 34,61 ft
Altura 3,96 m 12,99 ft
Envergadura 40,67 m 133,43 ft
PERFORMANCE
Velocidade Max. de Cruzeiro 337 km/h 182 kt
Alcance 1296 km 700 mn
Distância de Decolagem ( peso max., mível do mar, ISA ) 555 m 1820 ft
Distancia de Pouso ( nível do mar, ISA ) 229 m 750 ft
Grupo Motopropulsor 2 Motores Lycoming 350 HP 2 Motores Lycoming 350 HP
Capacidade de tanque de produtos (hooper)