Aeronaves

Histórico

Desde 1975 a Embraer dispôs no mercado brasileiro aviões leves fabricados sob licença da Piper. O sucesso desta parceria fez com outros dois aviões da Piper fossem incorporados ao catálogo da Embraer.

Em 1984, a Embraer lançou seu projeto de uma nova versão do Navajo, o EMB 821 Carajá. A principal alteração era a substituição dos dois motores a pistão Lycoming de 350 HP cada, que usavam gasolina azul, por duas turbinas Pratt Whitney de 550 SHP movidas a querosene. Esta alteração visava conquistar os clientes de táxi aéreo. O novo bimotor turbo-hélice transportava até oito passageiros.

A primeira apresentação pública do Carajá ocorreu em 27 de outubro de 1984, durante a I Revoada Nacional de Velhas Águias, no Aeroporto de Bacacheri em Curitiba.

Em 1986, a Embraer lançou um consórcio para vendas do Carajá, e foi um sucesso: em apenas 52 dias, foram vendidos 28 aviões Carajás.

Parceria Embraer Piper

Com apenas cinco anos de existência, em 1974 a Embraer já era considerada uma sólida empresa. Com 3.000 funcionários, tinha três aviões de sucesso no mercado: o Bandeirante, para aviação civil, o Xavante, para fins militares, e o Ipanema, de uso agrícola. Mas havia outros mercados a serem conquistados: em 1973, o Brasil ocupava o primeiro lugar no hemisfério sul entre os importadores de aviões leves, pequenos monomotores ou bimotores de até dez lugares, muito requisitados por empresas brasileiras para as viagens de seus executivos, sobretudo os fabricados pela empresa norte-americana Piper Aircraft Corporation. A previsão era de que, até 1978, o mercado brasileiro absorvesse cerca de 3 mil aviões leves. Para a Embraer desenvolver aviões similares, levaria em torno de três a cinco anos, levando em consideração os estudos para concepção, projeto, fabricação, etc., que demandavam recursos não disponíveis. Como forma de contornar a questão, a Embraer entrou em negociação com a Piper para produzir algumas de suas aeronaves sob licença no Brasil.

Durante as comemorações do quinto aniversário da Embraer, a empresa assinou um contrato de cooperação com a Piper nas áreas de desenvolvimento, produção e comercialização de seus aviões leves. Logo após a formalização do acordo, o governo brasileiro elevou as tarifas alfandegárias para aeronaves leves estrangeiras de 7% para 50%.

Inicialmente, a Embraer fabricaria apenas dois aviões: os bimotores EMB 820 Navajo (Piper Navajo Chifetais) e EMB 810 Seneca (Piper Seneca III). No entanto, já em 1974, a fabricação do monomotor EMB 720 Minuano (Cherokee Six) também foi incorporada na linha de produção da Embraer. No mesmo ano, a Empresa contratou a Neiva para produzir as aeronaves EMB 710 Carioca (Cherokee 235 Pathfinder) e EMB 711 Corisco (Cherokee Arrow II), todos da Piper.

A apresentação oficial das cinco aeronaves ocorreu em 17 de junho de 1975, e contou com o sorteio de um EMB 710 Carioca entre os aeroclubes brasileiros, que visava prestigiar a atividade destes grupos. O ganhador foi o Aeroclube de Bragança Paulista. No período de 1976 a 1984, foram lançadas mais três aeronaves leves: Tupi (Piper Archer II), Sertanejo (Cherokee Lance) e Carajá, sendo esta última uma versão atualizada do Navajo, totalizando oito aeronaves leves.

Em 1978, a Embraer passou a produzir localmente os aviões, com peças e componentes produzidos no Brasil, com exceção de alguns poucos itens, e em 1984, toda produção da linha de aviões leves da Embraer foi transferida para a Neiva, em Botucatu, no estado de São Paulo.

A produção de aeronaves leves superou as expectativas, pois, no total, 2.326 aeronaves Piper foram entregues entre 1975 e 2000.

Ficha Técnica

  • Nome do Produto:Carajá
  • Código da Embraer:EMB 821
  • Nicho de Mercado:Aviação Leve
  • Início de Projeto: 
  • Lançamento:1984
  • Primeira Venda:1984
  • 1º Voo: 
  • Certificações: 
  • Rollout: 
  • 1ª Entrega: 
  • 1º Cliente: 
  • Outros clientes:
  • Outras referências:
  • Evolução: 
  • Final de Produção:1992

Três Vistas

emb821_caraja.jpg

Especificações

DIMENSÕES
Comprimento 10,55 m 34,61 ft
Altura 3,96 m 12,99 ft
Envergadura 12,39 m 40,64 ft
PERFORMANCE
Velocidade Max. de Cruzeiro 407 km/h 220 kt
Alcance 1666 km 900 mn
Distância de Decolagem ( peso max., mível do mar, ISA ) 701 m 2300 ft
Distancia de Pouso ( nível do mar, ISA ) 602 m 1975 ft
Grupo Motopropulsor 2 Turbinas Pratt Whitney 550 SHP 2 Turbinas Pratt Whitney 550 SHP
Capacidade de tanque de produtos (hooper)