História da Embraer

A marca do seu tempo

Antes/Depois

A marca da Embraer é considerada um dos ativos mais importantes da Empresa. Segundo pesquisa realizada pela empresa BrandAnalytics, especializada em pesquisa de marca no Brasil, a marca Embraer foi avaliada em cerca de US$ 344 milhões em 2006, registrando um crescimento de 46% em relação ao ano anterior. De acordo com a mesma matéria publicada na edição de 16 de maio da revista Isto É Dinheiro, com o título de "A Era das Marcas", a participação do valor da marca no valor de mercado da Empresa é de 5%.

 

Figurando entre as maiores empresas exportadoras do Brasil, e primeira do ranking por três anos consecutivos (1999, 2000 e 2001), a Empresa atua trazendo divisas e reconhecimento para as indústrias brasileiras. "A logomarca da Embraer, reconhecida e respeitada em todo o mundo e sempre associada a produtos de alto desempenho e confiabilidade, é fruto do trabalho e dedicação de gerações de empregados ao longo de quase quatro décadas e um dos nossos ativos mais importantes", afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. "A modernização da logomarca da Embraer resulta de estudos detalhados, preservando sua identidade visual e contribuindo positivamente para a crescente solidificação da imagem da Empresa."

 

A modificação não altera a essência da logomarca tradicional e visa proporcionar maior destaque ao nome Embraer (logotipo), por meio de um equilíbrio mais harmônico entre este - posicionado à direita e o símbolo “E” (estilizado segundo a silhueta de um pássaro) - à esquerda. Em relação à configuração original, o logotipo passa a ter dimensões duplicadas, mantendo-se inalteradas as dimensões do símbolo. A logomarca foi criada por ocasião da fundação da Empresa, em 1969, pelo artista plástico José Maria Ramis Melquizo, quando prestava serviços para a recém criada Embraer.

Marca Embraer

Após estudos realizados pela área de Marketing Promocional, a Empresa decidiu adequar as proporções de sua logomarca atual, com o objetivo de dotá-la de maior eficiência visual, sem perder suas características básicas, desta forma preservando a sua imagem, o histórico e o reconhecimento de sua representação gráfica.

 

O projeto de definição da adequação da marca apresentou à Diretoria seis propostas com diferentes relações de proporção entre logotipo e símbolo, em variações que iam de 3/4 (altura de logotipo correspondente a 3/4 da altura do símbolo) a 1/3 (altura do logotipo correspondente a 1/3 da altura do símbolo). As variações foram observadas de acordo com a proporção que obtém melhor visibilidade do logotipo sem perdas consideráveis de visibilidade do símbolo.

 

A partir desse estudo, foi selecionada a opção em que o nome Embraer (logotipo) apresenta um aumento de 50% em relação ao símbolo, fazendo com que a logomarca fique composta de maneira mais harmônica, sem descaracterização. De uma forma geral, quando uma empresa busca modernizar sua logomarca, o caminho se dá por duas maneiras. Num deles, busca-se alterar a imagem projetada, para mudar percepções da marca e romper com sua imagem antiga. Um outro caminho, que a empresa adota quando detecta que não há problema de percepção de marca, é a adequação gradual, que tem por objetivo melhorar o rendimento visual ao longo do tempo, sem descaracterização do logotipo, buscando manter a imagem já conquistada.

 

Abaixo, estão os logos comemorativos dos aniversários da EMBRAER.

Logos Embraer ​​​​
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