Revista Bandeirante

Revista Bandeirante

​​

O jornal O Bandeirante

​Em julho de 1970, apenas sete meses após o início das operações da Embraer, em janeiro do mesmo ano, nascia o jornal "O Bandeirante", que tinha um caráter diferente do que possui atualmente. No início, a proposta era ser um "órgão informativo dos empregados da Embraer", como vinha escrito na capa. Ou seja, era um veículo em que, além das principais notícias da Empresa, como a venda de aeronaves e o lançamento de novos projetos, contava o cotidiano dos empregados da Embraer, seções de entretenimento -- como palavras-cruzadas e piadas, dicas culturais de filmes e peças de teatro, bem como classificados e entrevistas com personalidades brasileiras, como Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo, a cantora Fafá de Belém e a comediante Dercy Gonçalves.

A periodicidade e o número de páginas também variaram bastante ao longo destes anos. No começo, na década de 1970, o jornal "O Bandeirante" era mensal e com 12 páginas, passando a semanal no início da década de 1980, assim permanecendo até meados da década de 1990, sempre com o mesmo número de páginas.


A revista Bandeirante

A revista Bandeirante de hoje, "Informativo Embraer para o Brasil e Exterior", é editada pelo Departamento de Comunicação Externa, tem periodicidade trimestral e 32 páginas de conteúdo editorial, com seções fixas como Palavra do Presidente, Em Foco, Perfil e o Ensaio Fotográfico. A revista, além de ser entregue aos funcionários da Embraer tanto das unidades do Brasil como do exterior, também é enviada a parceiros comerciais, clientes, autoridades, embaixadas e jornalistas no Brasil e no exterior.

No final da década de 1990, a publicação transformou-se em revista, voltando a ser mensal e, logo depois, bimestral, com variação entre 8 e 16 páginas, mas se aproximando do caráter de veículo institucional e corporativo que possui atualmente, já pensando no publico externo, como parceiros e clientes.

Se, ao longo destas quatro décadas, houve mudanças no número de páginas, seções e periodicidade, muitas vezes de acordo com a conjuntura de momento da Empresa, o que não mudou foi o foco em mostrar as pessoas que fazem a Empresa e os produtos por elas fabricados. Sempre de forma positiva e com foco na inovação, que é a nossa marca, procurando oferecer uma um conteúdo com qualidade e excelência.​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
​​